PCPR inaugura sala de acolhimento na Delegacia de Ortigueira 15/08/2025 - 17:14

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) inaugurou, nesta sexta-feira (15), uma sala de acolhimento na delegacia de Ortigueira. O espaço foi criado para oferecer um atendimento especializado e reservado às mulheres vítimas de violência, com foco na escuta qualificada e na facilitação das denúncias.
A iniciativa surgiu da necessidade de fortalecer o acolhimento e garantir um ambiente seguro para que as vítimas relatem suas experiências. A existência de um local específico possibilita que a mulher se sinta encorajada a falar e romper o silêncio sobre o ciclo da violência.
Conforme o delegado da PCPR Gustavo Fernandes Magalhães, a colaboração de diferentes setores viabilizou a implantação do projeto, garantindo que a delegacia possa prestar um atendimento mais acessível e eficiente.
A proposta é propiciar um ambiente acolhedor para que as mulheres que buscam a delegacia possam receber orientações e encaminhamentos, contribuindo para a proteção e prevenção de novos casos.
“A criação do espaço reforça o compromisso da Polícia Civil no enfrentamento à violência contra a mulher, oferecendo um ambiente para que a vítima se sinta encorajada a relatar os fatos e buscar proteção”, explica.
AGOSTO LILÁS – A campanha Agosto Lilás foi criada no ano de 2020 em referência à Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006. O texto legal criou mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, que foi considerada uma forma de violação dos direitos humanos. Já a cor lilás foi escolhida por estar associada à busca pela igualdade de gênero.
SHAMAR – A ação integra a Operação Shamar, que ocorre durante o mês de agosto e se estende até 4 de setembro em todo o país. A iniciativa é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e tem como objetivo o combate à violência contra a mulher.
O nome da operação vem do hebraico "Shamar", que significa cuidar, guardar, zelar ou proteger.
DENÚNCIAS - A PCPR reforça o compromisso com a proteção de crianças, adolescentes e mulheres vítimas de violência. Denúncias podem ser repassadas de forma anônima pelos telefones 197, da PCPR ou 181, do Disque-Denúncia.
Se o crime estiver acontecendo neste momento, a Polícia Militar deve ser acionada pelo telefone 190.