PCPR indicia homem por inserção de dados falsos em sistema informatizado em Ponta Grossa 16/07/2025 - 10:45

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) concluiu o inquérito policial que investigava um homem, de 56 anos, suspeito de registrar ponto eletrônico sem cumprir sua jornada de trabalho em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. O procedimento foi concluído terça-feira (15).

As investigações iniciaram em junho deste ano, a partir de denúncias encaminhadas pelo próprio Poder Executivo Municipal, uma vez que o indivíduo era servidor público municipal.

De acordo com o delegado da PCPR Derick Moura, o servidor comparecia ao local de trabalho apenas para registrar o ponto eletrônico, ausentando-se imediatamente, sem exercer suas funções.

“Testemunhas relataram que o investigado chegava ao prédio público trajando roupas informais, como bermuda e chinelos, permanecendo no local por poucos minutos, e deixava o ambiente sem cumprir sua jornada de trabalho”, explica.

Durante interrogatório, ele confessou a conduta, afirmando que entre agosto de 2023 e junho de 2025 apenas registrava o ponto, sem exercer qualquer atividade funcional. 

Ainda assim, continuou recebendo integralmente sua remuneração, gerando prejuízo direto aos cofres públicos municipais.

O investigado foi indiciado pelo crime de inserção de dados falsos em sistema informatizado, previsto no Código Penal.

O inquérito foi encaminhado ao Ministério Público do Paraná para as providências cabíveis. A pena prevista para o crime é de reclusão de 2 a 12 anos, além de multa.

A investigação contou com apoio do Poder Executivo Municipal, que adotou medidas administrativas imediatas, incluindo o afastamento do servidor, instauração de processo administrativo disciplinar e a busca pelo ressarcimento dos valores recebidos indevidamente.

DENÚNCIAS – A PCPR solicita a colaboração da população com informações que auxiliem na elucidação de crimes. Denúncias podem ser repassadas de forma anônima pelos telefones 197, da PCPR ou 181, do Disque-Denúncia.

Em casos de flagrante ou crime em andamento, a Polícia Militar deve ser acionada pelo telefone 190.

GALERIA DE IMAGENS