PCPR intensifica ações em campanha de combate à violência contra a mulher em Andirá 08/08/2025 - 16:24

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) tem intensificado as ações referente a campanha de combate à violência contra a mulher, como por exemplo prisões e uma caminhada promovendo o Agosto Lilás. As ações foram realizadas em Andirá, no Norte do Estado.
Ao todos, três pessoas foram presas: um homem de 53 anos pelo crime de estupro de vulnerável, nesta sexta-feira (8). Um segundo homem de 28 anos, preso preventivamente por lesão corporal contra mulher, no quarta-feira (6).
“Capturamos também um homem , de 38 anos, foragido por descumprimento de medidas protetivas na terça-feira (5)”, afirmou o delegado da PCPR Gabriel Caldeira
Nos dias 05 e 06/08, em outras investigações, também foram cumpridos três mandados de busca contra suspeitos de violência doméstica, com relatos recentes de ameaças às ex-companheiras.
A unidade ainda participou, no dia primeiro da Caminhada Agosto Lilás, no centro de Andirá, aproximando a PCPR da comunidade, promovendo a conscientização e fortalecendo a rede de proteção à mulher.
AGOSTO LILÁS – A campanha Agosto Lilás foi criada no ano de 2020 em referência à Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006. O texto legal criou mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, que foi considerada uma forma de violação dos direitos humanos. Já a cor lilás foi escolhida por estar associada à busca pela igualdade de gênero.