PCPR intensifica perícias papiloscópicas no Litoral 14/01/2022 - 15:00

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) vem intensificando a realização de perícias papiloscópicas no Litoral, durante a Operação Verão – Viva a Vida. O objetivo é otimizar o trabalho de investigação em ocorrências registradas no decorrer da temporada e colaborar na produção de provas técnicas relativas à identificação humana.

Dentre os trabalhos desenvolvidos pelos papiloscopistas da PCPR estão: perícia de local de crime, perícia necropapiloscópica, retrato falado e identificação criminal. Cada um desses serviços contribui positivamente na elucidação de crimes e identificação de vítimas e criminosos.

O trabalho da PCPR em local de crime é de extrema importância para a coleta de fragmentos de impressões digitais. O material coletado passa por um processo de levantamento, revelação e confronto com a digital de possíveis suspeitos de crimes.

A perícia necropapiloscópica é outro trabalho relevante de atuação da PCPR. O serviço é realizado por meio de coleta de impressões digitais em cadáveres em variados estados de decomposição, a fim de identificar vítimas de crimes.

Outra forma de atuação da PCPR e que auxilia na identificação de criminosos é a confecção de retrato-falado. Com características relatadas por vítimas e testemunhas de crimes, é possível produzir uma imagem digital do rosto do suspeito e chegar com mais rapidez à elucidação do caso.

A identificação criminal é realizada através do Automated Fingerprint Identification System (AFIS), que traduzido significa Sistema Automatizado de Identificação de Impressões Digitais. Através da ferramenta, o papiloscopista da PCPR realiza a coleta biométrica e confronto de impressões digitais de criminosos que são conduzidos para delegacias e não apresentam documento oficial. Isso possibilita a identificação do indivíduo imediatamente.

GALERIA DE IMAGENS