PCPR ministra cursos de APH policial no Norte e Nordeste do país 14/10/2021 - 00:30

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) ministrou dois cursos de atendimento pré-hospitalar (APH) no Norte e Nordeste do país entre os dias 27 de setembro e 10 de outubro. Três policiais atuaram como instrutores em capacitações realizadas nos estados Acre e na Bahia para profissionais da segurança pública.  

O evento no Nordeste aconteceu entre os dias 27 de setembro e 9 de outubro. Dois servidores da PCPR ministraram aula no 1° curso de multiplicador institucional de APH policial da Bahia. As aulas ocorreram em Salvador e Lauro de Freitas. 

A capacitação envolveu disciplinas atreladas à medicina legal e de combate, além de treinamentos e oficinas voltadas para a realidade simulada, preparando o policial para lidar com ocorrências onde o colega de trabalho possa ser ferido por arma de fogo. 

Foram formados 47 multiplicadores e 98 operadores, sendo que os primeiros estão qualificados para ministrar o curso de operador MARC1 a nível  institucional com duração de 12 horas e os demais estão aptos a aplicar os conhecimentos básicos do APH policial.  

Já o curso no Acre ocorreu entre 4 e 10 de outubro em Rio Branco. Um policial civil paranaense integrou o grupo de instrutores. Foram formados 38 multiplicadores e 160 operadores MARC1. 

A sigla MARC significa massivo, ar, respiração e calor, indicando a sequência preferencial que o policial deve realizar o atendimento da vítima.  

GALERIA DE IMAGENS