PCPR na Comunidade leva serviços a mais de 3,9 mil pessoas em Sarandi e Paranavaí 08/07/2025 - 09:30

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou atendimentos a aproximadamente 3,9 mil pessoas nas edições do programa PCPR na Comunidade em Sarandi e Paranavaí. O objetivo foi levar serviços de polícia judiciária e facilitar o acesso à documentação civil.

Durante os eventos, foram emitidas 1.973 Carteiras de Identidade Nacional. Em Sarandi, 1.645 documentos foram confeccionados entre os dias 1 e 5 de julho. Em Paranavaí, a ação resultou em 328 emissões nos dias 3 a 5.

A população também teve acesso a serviços como registro de boletins de ocorrência, emissão de atestados de antecedentes criminais e orientações institucionais. Para crianças, foram oferecidas atividades educativas e distribuição de materiais lúdicos.

As ações ocorreram em parceria com o programa Paraná em Ação, da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Seju) e do Justiça no Bairro, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), que prestou atendimento jurídico gratuito em temas como reconhecimento de paternidade, guarda, divórcio, pensão, exames de DNA e alterações de registro civil.

De acordo com João Mário Nunes de Goes, coordenador do PCPR na Comunidade, o programa busca facilitar o acesso da população aos serviços policiais, promover a aproximação com os moradores, apoiar investigações e auxiliar na identificação de vítimas, sempre priorizando o atendimento humanizado.

“Levar os serviços da Polícia Civil até as pessoas é uma forma de garantir cidadania. Essa proximidade é essencial para reforçar a relação de confiança com a sociedade”, destaca.

PCPR NA COMUNIDADE – O PCPR na Comunidade é um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.

SOLICITAÇÃO – Quem tiver interesse no projeto pode enviar um e-mail para comunicacao@pc.pr.gov.br. O setor de comunicação da PCPR entrará em contato para alinhar as informações e viabilizar a realização do evento. Mais detalhes podem ser consultados no site da instituição.

GALERIA DE IMAGENS