PCPR na Comunidade leva serviços para mais de 3,2 mil pessoas em Paranaguá, Palmas e Curitiba 15/04/2024 - 11:46

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levou serviços de polícia judiciária para mais de 3,2 mil pessoas durante eventos do PCPR na Comunidade que aconteceram de terça-feira (9) a sábado (13), em Paranaguá, no Litoral do Estado, em Palmas, no Sudoeste, e em Curitiba.

Durante os eventos, foram disponibilizados registro de boletim de ocorrência, emissão de atestados de antecedentes criminais, exposição de perícia papiloscópica e emissão de Carteira de Identidade Nacional.

O Vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, agradeceu a participação da Polícia Civil no evento com os serviços prestados à comunidade do bairro Boqueirão, em Curitiba. “Agradeço muito a Polícia Civil que está sempre presente se incorporando ao cotidiano da cidade, e mostrando o trabalho de orientação e prevenção aos crimes à população”, destaca Pimentel.

Ao todo, foram confeccionados 1.147 documentos. Sendo que em Paranaguá foram 1.038 e em Curitiba 109.

A conferente de container, Adriana Pacheco, estava sem atualizar a carteira de identidade há mais de 30 anos e, devido a necessidade de fazer outros documentos, ela aproveitou o evento para confecção da Carteira de Identidade Nacional. Ela conta que a agilidade no atendimento a surpreendeu.

“Eu fiz quando eu tinha 18 anos, eu estou com 48. Agora vou fazer meu passaporte e preciso de todos os documentos. O atendimento foi bem rápido, geralmente a gente pensa ‘vai tomar fila do grande’, mas demorou nem 20 minutos pra ser atendida”, conta a moradora de Paranaguá.

Os policiais civis também repassaram orientações sobre como realizar denúncias, prevenções e quais as medidas que podem ser tomadas ao ser vítima de um crime, e entregaram materiais orientativos sobre boletim de ocorrência, combate à violência doméstica, assédio sexual e rede de proteção.

O objetivo é mostrar a atuação dos policiais civis e criar uma aproximação com a comunidade.

“Durante a semana, estivemos em três municípios do Paraná, com eventos em que a Polícia Civil do Paraná levou serviços de polícia judiciária e orientações à população. Pudemos levar cidadania para as pessoas e criar uma aproximação com a sociedade”, destaca o coordenador do PCPR na Comunidade, João Mario Goes.

Além disso, durante os eventos foram disponibilizadas atividades lúdicas para crianças.

O motorista Sander Nascimento esteve no evento em Paranaguá para solicitar a 2ª via da certidão de nascimento, serviço oferecido pelo Justiça no Bairro, e a confecção da carteira de identidade das filhas, de 7 anos. Enquanto aguardava o atendimento, as meninas participaram das atividades lúdicas e conheceram mais o trabalho policial.

“O fato do evento ser realizado em um sábado facilitou, eu e minha esposa trabalhamos durante a semana, então ficava bastante dificultoso para a gente conseguir um horário. Conseguimos tirar a 2ª via da certidão de nascimento, gratuitamente, e a carteira de identidade também. Fiquei até surpreso ao chegar aqui e ter essas atividades para crianças”, comenta Nascimento.

APRESENTAÇÃO DE CÃES POLICIAIS - Em Paranaguá, agentes de polícia judiciária realizaram uma apresentação de cães policiais da PCPR para uma turma de crianças, de 4 e 5 anos.

Os cães da PCPR são treinados para encontrar drogas e armas através do faro. Atualmente, a PCPR conta com seis bases do Núcleo de Operações com Cães (NOC) no Paraná, localizadas em Curitiba, Cascavel, Maringá, Pato Branco, Foz do Iguaçu e Londrina.

PCPR NA COMUNIDADE – O PCPR na Comunidade é um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.

SOLICITAÇÃO- Quem tiver interesse no projeto, pode enviar um e-mail para comunicacao@pc.pr.gov.br. O setor de comunicação da PCPR irá entrar em contato para alinhar todas as informações e realizar o evento no local solicitado. Mais informações sobre o projeto podem ser verificadas através do site (https://www.policiacivil.pr.gov.br/Pagina/PCPR-na-Comunidade).