PCPR na comunidade atende 350 crianças em escolas de Ponta Grossa 24/05/2023 - 17:49

​​​​A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levou serviços de polícia judiciária e palestras para aproximadamente 350 alunos e professores, durante o PCPR na Comunidade, que aconteceu na segunda (22) e na terça-feira (23), em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais.

Durante o PCPR na Comunidade, os policiais civis realizaram serviços de polícia judiciária, confeccionaram carteiras de identidade e promoveram palestras. Foram abordados temas relacionados a prevenção à exploração e ao abuso sexual infantil, cibercrimes com foco em bullying e a utilidade da carteira de identidade. As orientações sobre os assuntos foram direcionadas a crianças do ensino fundamental, com idades entre 9 e 10 anos.

A delegada da PCPR e chefe do Núcleo de Proteção à criança e ao adolescente (Nucria) em Ponta Grossa, Ana Paula Carvalho, ressalta que o fato de promover palestras para as crianças ajuda na conscientização para que elas possam entender os seus direitos.

Durante o evento, a delegada ainda promoveu a atividade do “Semáforo do Toque”, em que são ensinadas às crianças as partes do corpo que podem ou não.

“Nesse sentido, a gente instrui essa criança e diz para ela que existem partes do corpo que são segredos e que se ela se sentir incomodada, tem que pedir ajuda para que o toque não progrida para ações mais graves”, explica Ana Paula.

Os temas abordados durante as palestras visam informar as crianças, de maneira lúdica, sobre os direitos de cada uma delas. O diretor da Escola Municipal General Aldo Bonde, Juliano Augusto dos Santos conta que os assuntos abordados vieram para agregar, tanto para as crianças como para os professores. “São temas sensíveis em que eles tendo conhecimento fica mais fácil a conversa deles com os professores e com os pais”, afirma.

No evento, ainda foram confeccionadas 95 carteiras de identidade. A disponibilização desse serviço visa ajudar a população mais carente. De acordo com a diretora da Escola Municipal Professora Glacy Camargo Sécco, Marília Bodanesi essa é uma grande oportunidade para facilitar para as famílias o acesso a esse serviço. “Para eles irem até a o posto de identificação para fazer o RG nem sempre é fácil, por questões de gastos com o deslocamento. Então é uma oportunidade muito grande”, ressalta a diretora.

Levar informação e promover a aproximação da instituição com a população são alguns dos objetivos do projeto PCPR na Comunidade de acordo com o coordenador do projeto, João Mário Goes.

“Nos aproximar da população levando os nossos serviços cria uma relação de confiança com a sociedade. Isso é muito importante porque tem muitos crimes que as vezes as pessoas acabam não registrando o boletim de ocorrência ou tem receio de ir a uma delegacia. Então, mostrar que o policial está aqui para servir a população gera um vínculo muito importante”, afirma.

O vice-prefeito de Ponta Grossa Saulo Vinicius Hladyszwski também comenta sobre aproximação da PCPR com a sociedade é muito positiva. “A gente tem a noção clara da importância da informação e da aproximação das forças policiais com a comunidade. Inclusive por questões de realização de denúncias,” afirma.

PROJETO – O PCPR na Comunidade é um projeto que ocorre regularmente em todo o Paraná. Seu objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.

SOLICITAÇÃO- Quem tiver interesse no projeto, pode enviar um e-mail para comunicacao@pc.pr.gov.br. O setor de comunicação da PCPR irá entrar em contato para alinhar todas as informações e realizar o evento no local solicitado. Mais informações sobre o projeto podem ser verificadas através do site (https://www.policiacivil.pr.gov.br/Pagina/PCPR-na-Comunidade).