PCPR orienta população sobre cuidados com as crianças no carnaval 18/02/2023 - 19:18

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) orienta moradores e veranistas sobre os cuidados com crianças durante o carnaval. É necessário redobrar a atenção para manter a segurança dos pequenos. 

Para mantê-las seguras, a delegada titular do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria) da PCPR, Ellen Victer, sugere que, principalmente em lugares de aglomeração de pessoas, os responsáveis fiquem atentos. 

“Esse período de carnaval é muito específico. Os bloquinhos de rua acabam aglomerando muitas crianças, adolescentes e adultos. Os pais devem permanecer alertas para a segurança seus filhos”, diz a delegada. 

A orientação é manter as crianças e adolescentes no campo de visão e se necessário segurar a mão das mesmas. 

A identificação das crianças através de pulseira é uma das formas de evitar que elas se percam.  O item deve conter o nome da criança, o nome dos responsáveis e seus respectivos números de telefone para casos de emergência. As forças de segurança do Paraná fornecem o item gratuitamente.

Dente os cuidados, também é importante estabelecer pontos de encontro, caso a família se separe. 

A PCPR ressalta que é crime abandonar a criança ou adolescente que está sob seus cuidados e que não é capaz de se defender dos riscos do abandono. 

“As pessoas querem curtir esse momento e acabam deixando a criança desacompanhada e vão pra rua. Sejam responsáveis pelos seus filhos. Se não tiver com quem deixar a sua criança, fique em casa e curta o carnaval de uma forma diferente”, orienta a delegada. 

A PCPR alerta que seja acionada a polícia imediatamente, caso a criança suma do campo de visão.  

“Caso aconteça de perder o seu filho entre em contato, imediatamente, com a PCPR ou com a PMPR para poder informar para que gente possa ajudar a localizar essa criança”, aconselha Victer. 

Além disso, antes de sair para as festas, converse com os filhos e aponte as principais recomendações em casos de se perderem e também quanto a falar com estranhos e aceitar presentes e doces.

Caso encontre alguma criança perdida, acalme-a e informe, imediatamente, às autoridades policiais. 

DENÚNCIAS - Aquele que tomar conhecimento da prática de algum crime contra criança ou adolescente deve denunciar.

A PCPR solicita a colaboração da população com informações que auxiliem em casos de violência contra crianças e adolescentes. As denúncias podem ser feitas de forma anônima através do 197, da PCPR e 181 do Disque Denúncia.   

 Se a violência estiver ocorrendo naquele momento, a pessoa deve acionar a Polícia Militar, por meio do 190.

GALERIA DE IMAGENS