PCPR orienta sobre cuidados para segurança durante feriado de carnaval 09/02/2024 - 12:26

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) orienta veranistas e moradores do Litoral do Paraná sobre os cuidados com pertences durante o feriado de carnaval.

Durante este período, a tendência é que o movimento na região aumente. A principal orientação é que a população fique atenta a furtos e roubos. Evite exibir objetos de valor, como joias e eletrônicos, utilize bolsas com fechos seguros e mantenha-as próximas ao corpo para dificultar a ação dos criminosos.

O delegado e coordenador do Verão Maior Paraná pela PCPR, Fábio Amaro, ressalta a importância de que as pessoas tomem conta dos seus pertences e estacionem os veículos em locais iluminados e seguros.

“É importante também que as pessoas tomem cuidado em relação aos objetos que por ventura deixem expostos e também as carteiras com documentos e cartões de banco, dinheiro. Recomendamos que utilizem pochetes para guardar os itens a fim de evitar os furtos e roubos. O descuido das vítimas também é preponderante para que possibilite a ação de marginais”, afirma Amaro.

Configure senhas no seu celular e ative a função de rastreamento para ajudar na recuperação em caso de roubo ou furto.

A PCPR também orienta sobre o cuidado com golpes durante os eventos com grandes aglomerações. A população deve redobrar os cuidados na hora de realizar pagamentos, principalmente em comércios ambulantes.

“Entre os golpes estão o de trocas de cartões, em que no momento que a vítima vai pagar pela mercadoria adquirida, o criminoso faz a troca do cartão dela por um sem validade. Temos também a questão da aproximação de cartões, em que estelionatários habilitam o recurso em máquinas e cometem o golpe”, completa o delegado.

Se notar atividades suspeitas, informe imediatamente um policial. A colaboração da população é fundamental para a prevenção de crimes.

BOLETIM DE OCORRÊNCIA- A PCPR orienta que vítimas de furtos, roubos ou golpes registrem o boletim de ocorrência o quanto antes, através do site ou na delegacia mais próxima.

Em casos de furtos e golpes o registro pode ser feito online. Assim evita-se deslocamentos desnecessários. Basta acessar o site da PCPR, em www.policiacivil.pr.gov.br/BO.

O cidadão que não tiver acesso à internet ou deseje atendimento presencial pode fazer seu boletim de ocorrência em qualquer delegacia da PCPR em todo o Paraná.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.


 

GALERIA DE IMAGENS