PCPR orienta sobre inclusão de nome social no RG 03/05/2022 - 17:11

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) participou do Mutirão de Orientação para Retificação de Prenome e Gênero para a População Trans, promovido na sede da Defensoria Pública do Estado do Paraná, em parceria com a Prefeitura de Curitiba, nesta segunda-feira (2), em Curitiba. Policiais civis orientaram o público sobre a sobre a inclusão do nome social no documento de identidade.

Durante o evento, a PCPR explicou sobre a inclusão do nome social e alterações de nome civil no documento de identidade, além de distribuir material orientativo sobre o assunto e explicar as facilidades da atualização do documento a partir da 2ª Via Fácil. 

A administradora Avi Rocha conta que para ela é extremamente importante se sentir respeitada. “É ótimo saber que posso ir em qualquer lugar sabendo que vou saber chamada pelo gênero e nome exato, pois estarão corretos no meu documento”, completa.  

O objetivo do evento foi prover ao público informações sobre os direitos garantidos por lei, assim como a facilitação do acesso aos serviços.

O delegado da PCPR Marcus Michelotto, diretor do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR), enaltece a iniciativa de eventos como este e comenta que a PCPR tem avançado atendendo anseios deste público.  

“Na PCPR, nós avançamos desde quando implantamos a possibilidade do nome social no RG, e também qualificando o atendimento com a possibilidade da atualização remota do documento através da 2ª via fácil, em casos de alteração de nome na certidão”, completa o delegado. 

2ª VIA FÁCIL- O sistema, desenvolvido em parceria com a Celepar, permite ao cidadão alterar fotografia, assinatura e dados biográficos do documento, tais como nome, sobrenome e filiação, de forma totalmente online. 

Para solicitar a emissão da 2ª via fácil, a população poderá utilizar o aparelho celular, tablet ou computador. O processo é encontrado na página www.policiacivil.pr.gov.br através da aba “documentos” ou diretamente no link. 

O pedido remoto do RG oferece ao cidadão comodidade, segurança e economia. A ida a um dos postos de identificação é necessária somente para a retirada do documento.  

PRESENÇAS- Participaram do evento representantes do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem), do Núcleo da Cidadania e Direitos Humanos (Nucidh), Fundação de Ação Social (FAS), a Secretaria Municipal da Saúde e a Assessoria de Direitos Humanos – Políticas da Diversidade Sexual.

GALERIA DE IMAGENS