PCPR participa de reunião no Cetran para falar sobre a redução de mortes no trânsito 10/02/2022 - 15:26

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) participa de reunião no Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) , a fim de mostrar as ações desenvolvidas pela Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran) ao longo do ano de 2021, na busca da redução de mortes no trânsito, nesta terça-feira (8), em Curitiba.

O Delegado Titular da Dedetran e Conselheiro do Cetran, Leonardo Bueno Carneiro, realizou uma apresentação sobre as atribuições, delimitações e os pilares para a redução das mortes no trânsito. De acordo com Carneiro, a meta do Programa Nacional de Trânsito é a redução de 50% das mortes no transito, até o ano de 2028.

Para o delegado, a integração entre as instituições é essencial. “Essa participação é fundamental para que as ações desenvolvidas pela PCPR estejam alinhadas às políticas desenvolvidas pelo Conselho Estadual de Trânsito” afirma.

A apresentação ainda pontuou que os pilares para a redução de mortes no trânsito são:  a engenharia de tráfego viário, a educação e conscientização no trânsito, a fiscalização preventiva e a certeza da punição.

A fiscalização preventiva é uma das maneiras de reduzir os índices de mortes no trânsito. Pensando nisso, em 2021, foram realizadas operações em conjunto com a finalidade de orientar a população sobre boas práticas no trânsito, buscando prevenir acidentes e outros delitos de trânsito.

Além disso, o delegado destacou as instituições que formam uma base sólida de integração institucional para sustentar esses pilares. São elas  Polícias Militar, Civil, Rodoviária e Científica do Paraná,  Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Detran, Cetran, Secretaria de Saúde, Observatório Nacional de Segurança Viária, Senatran e Sociedade Civil Organizada.

GALERIA DE IMAGENS