PCPR possui selo Instituição Amiga da Pessoa Autista 02/04/2024 - 12:04

Nesta terça-feira (2), comemora-se o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, data instituída com o objetivo de promover conhecimento sobre o espectro autista, bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas. A Polícia Civil do Paraná (PCPR) possui o selo “Instituição Amiga da Pessoa Autista”, certificação entregue pela Organização Neurodiversa pelos Direitos das Pessoas Autistas (Onda Autismo) para as instituições que possuem atendimento de maneira inclusiva. 

Para ser contemplada com o selo, servidores da PCPR passaram por treinamentos relacionados ao atendimento ao público e a abordagem policial, a fim de reconhecer as características das pessoas autistas e aprender práticas de atendimento inclusivo, respeitoso e moderno, garantindo agilidade e eficiência em todo o processo. 

A parceria entre a PCPR e a Onda Autismo iniciou em maio de 2023. Desde então foram ministradas capacitações abordando temas como características gerais do Transtorno do Espectro Autista (TEA), convivência, questões neurodivergentes, garantias de direitos, termos adequados para o tratamento e como realizar um atendimento humanizado para autistas e para a família. 

O presidente da Onda Autismo, Fábio Cordeiro, explica que o intuito é levar conscientização às pessoas que não possuem contato direto, em sua vivência familiar ou profissional, com pessoas autistas. Com o treinamento, o servidor terá um conhecimento prévio da causa, aprendendo como realizar um atendimento sem que ocorra um ato de discriminação. 

“É de extrema importância essa parceria com a Polícia Civil do Paraná, visto que os órgãos públicos precisam estar habilitados para receber todas as pessoas sem distinção. A inclusão deve se dar como exemplo e a polícia, por ter um trabalho direto com a população, tem uma importância muita grande. É necessário que conheçam as características do TEA para realizarem um trabalho de maneira inclusiva sem gerar nenhum risco à sociedade”, destaca Cordeiro. 

Durante o treinamento, a organização também oferece materiais como e-books e realiza dinâmicas com os servidores para entenderem na prática a existência do espectro autista. 

De acordo com o delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach, a iniciativa auxilia na promoção dos direitos das pessoas autistas, garantindo um trabalho policial de excelência para a sociedade. 

“É uma forma de destacar o atendimento humanizado realizado por nossos policiais civis. O selo de instituição Amiga da Pessoa Autista vem para mostrar que a PCPR se preocupa em treinar os servidores para receberem a população de maneira digna e inclusiva, sempre respeitando as características da pessoa autista”, conclui. 

ONDA- A Onda-Autismo é uma entidade de caráter social, sem fins lucrativos, que tem na sua concepção a diferença e o discernimento no ato de planejar e executar ações, cuja finalidade é o aprimoramento da qualidade de vida das pessoas autistas. 

A instituição é a maior organização em âmbito nacional em relação a causa do autismo e atua em mais de 300 municípios, em 20 Estados e no Distrito Federal. 

DATA- Em 2 de abril de 2007, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

GALERIA DE IMAGENS