PCPR prende 13 pessoas suspeitas de distribuir álcool em gel adulterado para o Estado 19/08/2020 - 12:55

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu 13 pessoas suspeitas de integrar uma associação criminosa, que estaria distribuindo saneantes falsificados para diversas instituições do Estado. O grupo estaria à frente de empresa vencedora de pregão eletrônico em 2018. Eles estariam fornecendo álcool em gel 15%, com rótulo de 70%.

Durante a ação, foram cumpridos 13 mandados de prisão temporária, 25 de busca e apreensão e 13 sequestro de veículos. As ordens judiciais foram cumpridas nos bairros Hauer, Xaxim, Centro, Bacacheri, Alto da XV, Guaraituba e Campo de Santana, e em Pinhais, no bairro Alphaville.

Os suspeitos estariam utilizando empresas clandestinas para produzir saneantes diversos (álcool em gel, água sanitária e desinfetantes) e realizar fraudes fiscais. “Ou seja, simulavam a venda dos produtos para empresas distribuidoras, as quais, contudo, também pertenciam ao grupo, apesar de registradas em nome de laranjas. Por meio das empresas distribuidoras os produtos eram vendidos a diversos entes do estado”, ressaltou o delegado da PCPR, André Feltes.

O esquema criminoso, em tese, isentaria os investigados de responsabilidade referente a falsificação dos saneantes e de pagamento de tributos, mas todas as empresas fornecedoras dos produtos, por onde a associação criminosa participava de processos licitatórios, tinham relação com o grupo.

O último lote dos produtos foi entregue ao Estado no mês de dezembro de 2019. A PCPR investiga se ainda há circulação do material adulterado entre as instituições governamentais.

GALERIA DE IMAGENS