PCPR prende casal suspeito de aplicar o golpe do pix em pelo menos 100 vítimas 17/03/2023 - 15:30

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um casal, 37 e 24 anos, suspeitos de aplicar o golpe do pix em pelo menos 100 vítimas, com prejuízo estimado de R$ 200 mil. A captura aconteceu nesta quarta-feira (16), em Foz de Iguaçu, região Oeste do Estado.

CRIME- Conforme apurado pela PCPR, os criminosos realizavam diversos pedidos em comércios do município e enviavam o comprovante de pagamento por um aplicativo de mensagens. Após a entrega do produto, as vítimas notavam que o dinheiro não chegava em suas contas bancárias, por se tratar de comprovantes falsos.

Conforme o delegado da PCR William Assunção, os crimes ocorriam desde fevereiro de 2022.  

‘‘Durante as investigações, descobrimos que o casal aplicava o golpe do pix nas vítimas. Desde o ano passado foram apreendidos videogames, notebooks, celulares, geladeiras, freezers, e televisores provenientes dos golpes online'', afirma o delegado.

GOLPE DO PIX- O golpe do pix acontece quando os estelionatários contratam serviços ou compram produtos, e, ao invés de pagarem na hora, programam a transferência para data futura. Em seguida, manipulam o comprovante de pagamento com aplicativos de edição de imagens para omitir o agendamento e enviam ao vendedor como se a transferência já tivesse sido feita. Assim, os golpistas conseguem o produto, mas na sequência cancelam o agendamento e a vítima que já entregou o item fica no prejuízo, sem receber o dinheiro.

DENÚNCIAS- A PCPR orienta que as pessoas estejam sempre atentas a esse tipo de abordagem. As vítimas deste golpe devem registrar imediatamente o boletim de ocorrência, de forma online, através do site da PCPR, ou na delegacia mais próxima. As denúncias também podem ser feitas através do 197, da PCPR ou 181 do Disque-Denúncia.

 

GALERIA DE IMAGENS