PCPR prende cinco por esquema de fraudes contra idosos e lavagem de dinheiro em Rio Branco do Sul 13/01/2026 - 21:15

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente cinco pessoas de um mesmo grupo familiar suspeitas de comandar um esquema de exploração financeira, usura e lavagem de capitais que vitimou diversas pessoas. As prisões ocorreram nesta terça-feira (13), em Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba.

De acordo com o delegado da PCPR Gabriel Fontana, entre os detidos estão um homem e uma mulher, pais das outras três pessoas presas.

“Eles atuavam como advogados de idosos em ações relacionadas a valores previdenciários, porém retinham o dinheiro e não o repassavam às vítimas. Em alguns casos, o suposto repasse era feito por meio de cheques sem fundos”, explica.

As investigações tiveram início em 2023 e apontaram que os golpes vinham sendo praticados desde 2021. Até o momento, cinco vítimas foram identificadas, mas há indícios de que outras pessoas também tenham sido lesadas.

A PCPR constatou que o grupo agia de forma organizada e hierarquizada. O pai e um dos filhos seriam responsáveis pela articulação das operações, enquanto a mãe e duas filhas atuavam na movimentação e ocultação dos valores, utilizando contas bancárias próprias, de terceiros e empresas vinculadas à família.

“Há ainda indícios de que o principal investigado exercia coação sobre as vítimas, orientando-as a fornecer informações falsas e a não colaborar com a investigação policial”, acrescenta o delegado.

Durante a apuração, foram identificadas práticas de fraude, estelionato, apropriação indébita de valores previdenciários, esquema de pirâmide, lavagem de capitais, coação no curso do processo e utilização de empresas fantasmas.

Os cinco presos foram encaminhados ao sistema penitenciário, onde permanecem à disposição da Justiça. As investigações seguem em andamento para identificar outros envolvidos e rastrear os valores movimentados.

DENÚNCIAS – A população pode colaborar com as investigações em andamento. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos telefones 197, da PCPR, ou 181, do Disque-Denúncia.

Em situações de crime em andamento, a Polícia Militar deve ser acionada pelo telefone 190.

GALERIA DE IMAGENS