PCPR prende dez pessoas em operação contra tráfico de drogas por aeronaves 26/10/2020 - 17:40

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu dez pessoas em três fases de operação contra o tráfico de drogas por aeronaves, entre julho e outubro deste ano, no interior paranaense, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Durante a última fase, no sábado (24), os policiais apreenderam um avião, sete veículos e R$ 35 mil do grupo criminoso. 

Nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos durante a terceira fase da operação nas cidades paranaenses: Colorado, Itaguajé, Cambé, Astorga e Arapongas, e nas cidades paulistas: Sandovalina, Pirapozinho e Rosana. Sessenta e um policiais civis estiveram envolvidos na ação, além do helicóptero da PCPR. 

Também foram aprendidos rádios de comunicação, mapas cartográficos de voos visuais, documentos que indicavam a contabilidade do tráfico de drogas e duas armas de calibre 22 e 28. Dois homens, de 42 e 50 anos, foram presos em flagrante por tráfico de armas em São Paulo. 

ORGANIZAÇÃO - A organização criminosa seria responsável pelo tráfico interestadual de drogas com apoio de aviões e helicópteros. O entorpecente sairia do Mato Grosso do Sul e seria distribuído no interior e Capital do Paraná. Bases de apoio em São Paulo foram instaladas pelos criminosos. 

Em julho, policiais federais prenderam quatro homens por tráfico de drogas, associação ao tráfico e tráfico de armas em Ponta Porã (MS). Foram apreendidos 903 quilos de maconha.  

Já no mês de setembro, a PCPR prendeu dois homens e duas mulheres por tráfico de drogas e associação ao tráfico em Colorado, região Norte Central do Estado. Eles eram responsáveis pelo abastecimento das aeronaves e transporte de drogas. Trinta mil reais foram apreendidos nas primeiras fases da operação. 

INVESTIGAÇÃO - A investigação foi iniciada com a queda de um avião monomotor em Rio Negro, Região Metropolitana de Curitiba, em setembro de 2019. Trinta quilos de cocaína foram apreendidas na ação. A aeronave havia partido de Arapongas e levaria a droga para Curitiba. O piloto da aeronave foi preso. 

GALERIA DE IMAGENS