PCPR prende envolvido em esquema de desvio de cargas de fertilizantes em São José dos Pinhais 19/05/2025 - 15:06

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante um homem, de 43 anos, durante uma ação que desmantelou parte de uma organização criminosa especializada no desvio e adulteração de fertilizantes agrícolas. A ação aconteceu nesta quarta-feira (15), em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

A operação teve início após o recebimento de uma denúncia anônima, indicando uma movimentação suspeita em um galpão localizado na RMC. No local, a equipe da PCPR encontrou o caminhão conduzido pelo indivíduo e que estava descarregando parte de uma carga de fertilizantes, que deveria ter como destino o município de Francisco Alves, no Noroeste do Estado.

Segundo o delegado da PCPR Fábio Machado, parte da carga já havia sido adulterada, sendo substituída por materiais de baixo valor comercial. A suspeita é de que o grupo revendesse os produtos burlados como se fossem fertilizantes legítimos.

“Com a chegada da equipe policial, indivíduos que atuavam no galpão fugiram em direção a uma área de mata nos fundos do imóvel, inclusive a condutora de uma Mercedes-Benz que chegou em alta velocidade, alertando os demais comparsas”, explica.

Entre os veículos utilizados pelos suspeitos, haviam modelos como Amarok, Jetta, CrossFox, Duster e Voyage, que foram abandonados no local e apreendidos. Além disso, celulares, agendas, lacres numerados, computadores e documentos pessoais também foram apreendidos.

O condutor do caminhão foi autuado em flagrante delito por furto qualificado, diante do desvio da carga mediante fraude e abuso de confiança, já os motoristas que estavam no local aguardando carregamento foram encaminhados à delegacia e ouvidos como declarantes.

O homem foi encaminhado ao sistema penitenciário. As investigações continuam para apurar os fatos por completo. 

DENÚNCIAS - A população ainda pode contribuir com investigações que estejam em andamento. Denúncias podem ser repassadas de forma anônima pelos telefones 197, da PCPR ou 181, do Disque-Denúncia.

Se o crime estiver acontecendo neste momento, a Polícia Militar deve ser acionada pelo telefone 190.

GALERIA DE IMAGENS