PCPR prende homem condenado pelo crime de violência doméstica em Arapongas 18/08/2025 - 16:16

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem, de 62 anos, condenado judicialmente pelo crime de violência doméstica. A ação aconteceu nesta segunda-feira (18), em Arapongas, no Norte do Estado. 

De acordo com a delegada da PCPR Camila Costa, o mandado de prisão definitiva foi expedido pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Arapongas.

O homem foi condenado por ter agredido e ameaçado sua esposa, com quem manteve relacionamento por aproximadamente 40 anos.

“A prisão foi realizada durante o Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, e também no contexto da Operação Shamar”, afirmou a delegada.

Ele foi encaminhado ao sistema penitenciário para o cumprimento da pena.

AGOSTO LILÁS – A campanha Agosto Lilás foi criada no ano de 2020 em referência à Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006. O texto legal criou mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, que foi considerada uma forma de violação dos direitos humanos. Já a cor lilás foi escolhida por estar associada à busca pela igualdade de gênero.

SHAMAR – A ação integra a Operação Shamar, que ocorre durante o mês de agosto e se estende até 4 de setembro em todo o país. A iniciativa é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e tem como objetivo o combate à violência contra a mulher.

GALERIA DE IMAGENS