PCPR prende homem em flagrante por crimes ambientais ocorridos em Imbituva 16/05/2025 - 15:17

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante um homem, de 29 anos, por transportar araucárias sem documentação de origem e destruição de vegetação nativa. A captura aconteceu nesta quinta-feira (15), em Imbituva, na região dos Campos Gerais.

A prisão foi realizada após a PCPR receber informações sobre o transporte ilegal de toras de araucária, espécie considerada ameaçada de extinção. O caminhão, carregado com a carga, foi abordado nas proximidades da localidade de Palmar e tinha como destino a uma serraria localizada no parque industrial de Imbituva.

Conforme o delegado da PCPR Mikail Moss Horodecki, durante a abordagem, o motorista apresentou documentação incompatível com a origem das toras, o que resultou em sua prisão. 

Ele foi conduzido à delegacia, onde a voz de prisão foi ratificada pela autoridade policial, que determinou fiança de R$ 15 mil. 

“A investigação também revelou que, no local da extração das araucárias, houve destruição de vegetação nativa. Aproximadamente 13 metros cúbicos de toras foram apreendidos, juntamente com o caminhão utilizado no transporte ilegal”, explica.

O valor foi pago e o homem foi liberado para responder ao processo em liberdade.

DENÚNCIAS – A PCPR solicita a colaboração da população no combate aos crimes contra o meio ambiente. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo números 197 da PCPR, 181 do Disque-Denúncia ou (42) 3436-1177 (Whatsapp) diretamente à equipe de investigação.

Se o crime estiver acontecendo neste momento, a Polícia Militar deve ser acionada pelo telefone 190.

GALERIA DE IMAGENS