PCPR prende homem em flagrante por receptação e crimes contra a ordem tributária e a incolumidade pública na Capital 22/08/2025 - 12:51

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante um homem por receptação e crimes contra a ordem tributária e a incolumidade pública, durante uma ação estratégica de fiscalização e investigação. A captura aconteceu na manhã desta quinta-feira (21), em um estabelecimento comercial localizado no bairro Pinheirinho, em Curitiba. 

A ação contou com o apoio da Receita Estadual e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Conforme o delegado da PCPR Hormínio de Paula Lima Neto, a diligência é decorrente de uma investigação iniciada na segunda-feira (4), que revelou a existência de uma fábrica clandestina de falsificação de bebidas alcoólicas.

“A investigação subsequente identificou o proprietário da distribuidora como o responsável pelo ilícito, o que motivou a presente operação de fiscalização. Durante a ação, foram apreendidos diversos itens que atestam a prática de múltiplos crimes”, explica o delegado.

Entre os produtos localizados, destacam-se: produtos para falsificação e bebidas adulteradas que indicam a manipulação ilícita de bebidas de marcas renomadas. Cigarros de origem ilícita e sedas de tabaco falsificadas: caracterizando contrabando e descaminho.

Além de fogos de artifício em grande volume e sem autorização legal para comércio, evidenciando a prática do crime de fabrico, fornecimento, aquisição, posse ou transporte de explosivos ou gás tóxico ou asfixiante, sem licença da autoridade competente.

O empresário foi detido em flagrante pelos crimes de receptação qualificada, crime contra a ordem tributária e incolumidade pública.

"A operação reflete o compromisso das forças de segurança e dos órgãos de fiscalização em combater crimes complexos que não só lesam o erário público e a indústria, mas também colocam em risco a saúde e a incolumidade pública. A interinstitucionalidade da ação demonstra a sinergia necessária para enfrentar a criminalidade organizada”, completa

O homem foi encaminhado ao sistema penitenciário.

GALERIA DE IMAGENS