PCPR prende homem por crimes contra a saúde pública em Curitiba 12/11/2025 - 14:53

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem em flagrante por crime contra a saúde pública, crime contra a ordem tributária e o consumo e receptação qualificada. A ação aconteceu nesta terça-feira (11), no bairro Boqueirão, em Curitiba, em conjunto com a Receita Federal do Brasil, da Receita Estadual do Paraná e da Vigilância Sanitária de Curitiba.

O objetivo foi fiscalizar possíveis irregularidades contra a saúde pública, o consumo e a ordem tributária.

No local, os agentes localizaram diversos produtos sem sem comprovação de origem ou procedência, com indícios de descaminho. Também foram localizadas bebidas sem registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), carnes sem a devida inspeção sanitária e alimentos diversos armazenados em condições insalubres, inclusive em contato direto com produtos químicos.

Diante dos fatos, o proprietário do local, de origem venezuelana, foi autuado em flagrante. Se condenado, poderá receber uma pena de até 20 anos de reclusão. Ele também recebeu autuações administrativas pela Vigilância Sanitária.

As instituições envolvidas recolheram todos os produtos. Devido grande volume, foi necessário um caminhão, uma van e uma caminhonete.

​“Esta operação visa proteger o consumidor curitibano de práticas que atentam contra a saúde pública. A venda de alimentos e bebidas sem qualquer origem ou procedência certificada não é apenas um ilícito fiscal, é uma irresponsabilidade sanitária com potencial risco de tragédia”, afirmou o delegado Nasser Salmen.

As mercadorias serão periciadas e destruídas. A PCPR dará prosseguimento ao inquérito policial para identificar toda a cadeia de fornecimento dos produtos encontrados.

GALERIA DE IMAGENS