PCPR prende mulher por tentativa de estelionato e associação criminosa em Guarapuava 04/02/2026 - 14:12

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu uma mulher, de 32 anos, em flagrante por tentativa de estelionato e associação criminosa. A captura aconteceu na terça-feira (3), em um coworking localizado no bairro Trianon, em Guarapuava, na região Central do Estado.

A suspeita simulava entrevistas de emprego inexistentes para obter dados pessoais e viabilizar financiamentos fraudulentos de veículos. Ela se passava por psicóloga e utilizava nome falso para acessar dados da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) das vítimas e posteriormente captar biometria facial, dados que eram repassados a outros integrantes do grupo criminoso. 

Segundo o delegado da PCPR Ramon Galvão, a atuação preventiva da PCPR possibilitou a interrupção do golpe no momento em que uma nova entrevista seria iniciada, evitando prejuízos econômicos às vítimas.

Foi constatado ainda que outras pessoas já haviam participado das falsas entrevistas e sido informadas sobre uma suposta segunda etapa do processo seletivo, que incluiria a coleta de biometria facial. Todas elas relataram que receberam as propostas de emprego por meio de redes sociais.

“A PCPR orienta a população a desconfiar de ofertas de emprego com promessas excessivamente vantajosas e a sempre verificar a existência da empresa ou agência recrutadora”, destacou.

A mulher, natural e residente em Curitiba, afirmou ser responsável pela coleta dos dados e que havia chegado à cidade no mesmo dia com o objetivo de aplicar o golpe.

As investigações seguem para identificar outros integrantes da associação criminosa e eventuais vítimas. A mulher foi encaminhada ao sistema penitenciário.

GALERIA DE IMAGENS