PCPR prende mulher por uso de diploma falso para exercício ilegal da profissão em Fernandes Pinheiro 05/12/2025 - 09:38
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu uma mulher, de 49 anos, em flagrante pela prática dos crimes de falsidade ideológica, uso de documento falso e exercício irregular da profissão. A captura aconteceu nesta quinta-feira (4), em Fernandes Pinheiro, na região dos Campos Gerais.
A ação foi realizada em conjunto com o Conselho Regional de Educação Física da 9ª Região do Paraná (CREF9/PR), após os fiscais do órgão acionarem a equipe policial. A investigada tentou registrar um diploma de graduação em Educação Física junto ao conselho profissional.
Segundo o delegado da PCPR Wesley Vinícius, durante a conferência, o CREF9/PR consultou a instituição de ensino indicada no documento e constatou que não havia registro de diplomação, confirmando a falsidade do diploma.
Na manhã desta quinta-feira, os representantes do conselho se deslocaram até o município de Fernandes Pinheiro para um encontro presencial com a investigada, ocasião em que ela assinou a documentação apresentada anteriormente de forma digital, atestando sua veracidade. No momento da abordagem, foi informada sobre a constatação da falsidade.
“Além da tentativa de registro do diploma, o conselho recebeu denúncia de que a mulher estaria exercendo a função de educadora física em uma academia de sua propriedade, no município de Fernandes Pinheiro. A equipe policial foi acionada e realizou a verificação dos documentos utilizados”, explica.
Diante da constatação do flagrante, foi dada voz de prisão à investigada, que foi informada sobre seus direitos e encaminhada ao sistema penitenciário.



