PCPR prende suspeita de estelionato em operação conjunta com a PCAM no litoral 07/08/2020 - 11:50

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu temporariamente uma mulher por estelionato, associação criminosa e indução de consumidor ao erro, em uma operação conjunta com a Polícia Civil do Amazonas (PCAM), no litoral paranaense, na quinta-feira (6). A mulher, de 39 anos, integraria uma associação que emitia diplomas falsos, provocando fraudes de cerca de R$ 2 milhões. 

Um mandado de busca e apreensão também foi cumprido na casa da suspeita, em Pontal do Paraná. A mulher é natural do Amazonas e, junto com outras duas pessoas, teria lesado pelo menos 70 pessoas no país, por venda de cursos falsos de mestrado e de doutorado. 

OPERAÇÃO- A investigação da PCAM revelou que os cursos seriam vendidos como pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), mas eram de pós-graduação lato sensu, especializações ou sem valor acadêmico, vendidos por cerca de R$ 25 mil.

Outro suspeito, de 39 anos, foi preso no Maranhão, e um terceiro, de 46, está foragido da Justiça. A operação da PCAM foi denominada “Diploma Fake” devido a fraude nos certificados.

GALERIA DE IMAGENS