PCPR presta apoio à PCMS em operação contra organização criminosa de sonegação fiscal 22/10/2025 - 12:00

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prestou apoio à Polícia Civil do Estado do Mato Grosso do Sul (PCMS) durante uma operação com o objetivo de desarticular uma organização criminosa voltada à prática de crimes contra a ordem tributária, lavagem de dinheiro e blindagem patrimonial. A ação aconteceu nesta quarta-feira (22), em Maringá, no Noroeste do Paraná.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão contra pessoas físicas e jurídicas ligadas ao grupo investigado, que teria acumulado mais de R$ 779 milhões em débitos tributários inscritos em dívida ativa.

As empresas envolvidas acumulavam dívidas fiscais, principalmente de ICMS, que eram declaradas, mas não pagas. Quando as dívidas aumentavam, as operações comerciais eram transferidas para novas empresas, criadas com os mesmos métodos fraudulentos e continuidade das atividades sob outras razões sociais.

O grupo também utilizava holdings patrimoniais, sucessões empresariais simuladas e movimentações atípicas em espécie, que ultrapassaram R$ 1 milhão por mês.

“O nome da operação “DNA FISCAL”,  faz referência à estrutura familiar dos investigados, que teriam repetido o esquema ao longo de décadas com sucessões entre parentes”, explica o delegado da PCPR Thiago Vicentini.

Além das buscas, foram cumpridas medidas de bloqueio de ativos, quebra de sigilo fiscal e acesso a dados de dispositivos apreendidos. As investigações continuam sob sigilo judicial a cargo da PCMS.

GALERIA DE IMAGENS