PCPR realiza 458 atendimentos volantes para confecção de RG em 3 anos 11/05/2022 - 11:00

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou 458 atendimentos volantes para confecção de registro geral (RG) entre 2019 e 2021. Nos últimos 3 anos, os servidores da instituição prestaram 318 atendimentos a pessoas com mobilidade reduzida e vulneráveis no interior do Estado e mais 140 atendimentos em Curitiba.

Idosos, pessoas com deficiência, pessoas em situação de rua internados e sem identificação, e crianças e adolescentes sob responsabilidade do Estado formam o público atendido através do serviço volante para confecção de RG da PCPR. O serviço de atendimento volante existe desde 1994 e garante direito aos cidadãos vulneráveis e com restrição de mobilidade, já que o policial civil se desloca até o endereço indicado para que ele tenha o documento oficial de identidade.

O delegado da PCPR Marcus Michelotto e diretor do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR) conta que asilos, residências e hospitais são os locais mais visitados pelos papiloscopistas na prestação deste trabalho. ”Nós costumamos ir principalmente em hospitais. Sempre prestamos o atendimento volante quando solicitado com a justificativa da impossibilidade de deslocamento do requerente", completa. 

ACESSO - Todas as pessoas que não podem ir até os postos de identificação precisam apresentar declaração médica comprovando sua impossibilidade de locomoção. O responsável pela pessoa deve se dirigir a um dos postos do IIPR com a justificativa médica para solicitar o atendimento. Além disso, o responsável deve apresentar o RG e um documento que comprove grau de parentesco ou responsabilidade pela pessoa a ser atendida.  

Para a confecção do RG, a pessoa a ser atendida precisará apresentar certidão de nascimento, comprovante de residência e uma foto 3x4. 

GALERIA DE IMAGENS