PCPR realiza ação de educação para o trânsito durante evento da prefeitura em Curitiba 26/05/2025 - 16:46

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou uma ação de educação para o trânsito em alusão ao Maio Amarelo. O evento visou levar informações à população a fim de prevenir acidentes e aconteceu durante a edição do “Domingo no Centro”, promovido pela Prefeitura de Curitiba, neste domingo (25).

A atuação da PCPR teve foco na orientação da população e na divulgação das atividades da instituição, com ênfase na prevenção de acidentes de trânsito. Dez policiais civis estiveram presentes na ação, prestando apoio aos participantes e contribuindo com a segurança no local.

Durante o evento, a PCPR atuou na tenda do Maio Amarelo, organizada em parceria com o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT). A equipe também trabalhou em conjunto com o Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN) na orientação de pedestres e moradores sobre os riscos e formas de prevenção de delitos de trânsito.

Entre as orientações apresentadas estiveram a importância do uso do cinto de segurança, os cuidados ao atravessar vias públicas e os riscos do uso de celular ao dirigir. As ações fazem parte do movimento Maio Amarelo, que visa alertar sobre o número de mortes e feridos em acidentes de trânsito.

Durante o mês de maio, a PCPR intensifica suas ações educativas e preventivas voltadas ao trânsito. A instituição reforça que a educação para o trânsito deve envolver diferentes setores da sociedade, incluindo famílias, escolas, empresas e o poder público.

EDUCAÇÃO – A Polícia Civil ressalta que a educação é um dos caminhos mais consistentes para a redução dos sinistros de trânsito. Esse processo deve ser contínuo e envolver a participação da família, das escolas, das empresas e do poder público, promovendo a formação de cidadãos e condutores mais conscientes e responsáveis.

DENÚNCIAS - A população também pode colaborar denunciando condutas criminosas nas vias. As denúncias podem ser feitas, de forma anônima, pelos telefones 197, da PCPR ou 181, do Disque-Denúncia.

GALERIA DE IMAGENS