PCPR realiza ação em alusão ao Maio Laranja no Centro de Curitiba 16/05/2025 - 15:43

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou nesta sexta-feira (16), uma ação em alusão ao Maio Laranja e ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio. A ação ocorreu na rua XV de Novembro, coração do Centro de Curitiba.

O evento foi organizado pelo Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria) e integra a Operação Caminhos Seguros.

CAMINHOS SEGUROS – A ação faz parte da Operação Caminhos Seguros, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. 

A Operação se estende ao longo de todo o mês de maio e tem os objetivos de combater a violência praticada contra crianças e adolescentes, bem como de buscar a efetiva proteção desse grupo vulnerável.

Durante a mobilização, a equipe do Nucria realizou a entrega de panfletos informativos e atividades de conscientização sobre violência sexual infantil, orientando a população quanto à prevenção, formas de combate e identificação de sinais de abuso.

Conforme o delegado da PCPR Rodrigo Rederde, também foram abordados crimes cibernéticos e a importância da participação ativa de pais e responsáveis na proteção das crianças e adolescentes.

Foram divulgados os canais de denúncia disponíveis à população, como o 181, do Disque-Denúncia; o Disque 100, para casos de violação dos direitos humanos; o 197, da Polícia Civil do Paraná (PCPR); o 190, da Polícia Militar do Paraná (PMPR); além das delegacias em todo o Estado, que recebem registros de ocorrências relacionadas à violência sexual contra menores.

“O Nucria também apresentou a metodologia do "semáforo do toque", utilizada para auxiliar crianças e adolescentes a identificarem limites de contato físico de forma educativa”, explica.

A ação marca as atividades do Maio Laranja, campanha de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, que tem o dia 18 de maio como data central de mobilização nacional.

MAIO LARANJA - O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil, celebrado em 18 de maio, alerta para a importância de proteger crianças e adolescentes. A data reforça a necessidade de denúncia e de ações preventivas para enfrentar esse grave problema social.

 

GALERIA DE IMAGENS