PCPR realiza ato simbólico alusivo ao Dia Nacional de Combate Abuso e Exploração Sexual Infantil 18/05/2022 - 11:39

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou um ato simbólico alusivo ao Dia Nacional de Combate Abuso e Exploração Sexual Infantil, nesta quarta-feira (18), na sede do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes da PCPR. Durante o evento, balões foram soltos para chamar a atenção da população sobre o tema. 

O delegado adjunto da Divisão de Polícia Especializada da PCPR, Roberto Fernandes, conta que a ação é voltada para o combate aos crimes infantil. “É necessário que a população auxilie e denuncie este tipo de crime, ajudando no combate e conscientização sobre o tema”, finaliza. 

A ação é ainda uma iniciativa da campanha do Maio Laranja, onde durante todo o mês são feitas ações para reforçar a importância do combate e a conscientização sobre o tema. Anualmente, a PCPR realiza campanhas e ações para relembrar este dia. 

Segundo a delegada da PCPR Ellen Victer ações durante a campanha auxiliam na mobilização, sensibilização, informação e convocação da sociedade para participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Além de combater o abuso e a violência sexual infantil. 

NUCRIA- O Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria), é uma unidade especializada da PCPR com o objetivo de investigar crimes de violência psicológica, física e sexual contra crianças e adolescentes e garantir a segurança, tranquilidade e equilíbrio emocional do público infantojuvenil e de seus familiares.  

A unidade apura crimes de lesão corporal grave, gravíssima ou qualificadas pela violência doméstica; como estupros, situações de pedofilia, tortura e outros crimes  

“O Nucria conta com servidores capacitados para o acolhimento das vítimas e familiares. Inclusive, com psicólogos, que também atuam nas escutas especializadas das crianças e adolescentes. Tudo isso como forma de minimizar os impactos decorrentes de um eventual crime sofrido”, explica Victer. 

Atualmente a PCPR conta com sete unidades, sendo em Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Paranaguá e Ponta Grossa. 

COMBATE- O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente no País através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000. A data foi escolhida em memória de Araceli Crespo, uma menina de 8 anos, que foi raptada, drogada, estuprada e assassinada em Vitória, no Estado do Espírito Santo, no dia 18 de maio de 1973.   

DENÚNCIAS- Para denunciar anonimamente você pode ligar para o disque 100 ou 181. Denúncias de crimes ocorridos em Curitiba podem ser feitas pelo telefone (41) 3270-3370, diretamente à equipe de investigação.

GALERIA DE IMAGENS