PCPR realiza palestra em alusão ao Maio Laranja no Porto de Paranaguá 14/05/2025 - 17:15

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou uma palestra no Órgão de Gestão de Mão de Obra Portuária para os trabalhadores avulsos e estivadores do Porto. A ação aconteceu nesta terça-feira (13), em Paranaguá, no Litoral do Estado.
A palestra abordou o tema do Maio Laranja com o intuito de conscientizar os funcionários sobre as consequências da exploração e abuso sexual sobre a vítima. Em média 100 pessoas participaram.
De acordo com o delegado da PCPR Emmanuel Brandão, a conscientização dos trabalhadores portuários pode mudar a percepção de abusos no país.
“Ainda, esclarecemos sobre como identificar o abuso sexual em jovens e como prevenir e quais são os canais de denúncia que a população pode procurar ao tomar conhecimento sobre uma situação que envolva este público”, afirmou.
CAMINHOS SEGUROS – A ação faz parte da Operação Caminhos Seguros, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
A Operação se estende ao longo de todo o mês de maio e tem os objetivos de combater a violência praticada contra crianças e adolescentes, bem como de buscar a efetiva proteção desse grupo vulnerável.
DENÚNCIAS - A PCPR reforça o compromisso com a proteção de crianças, adolescentes e mulheres vítimas de violência. Denúncias podem ser repassadas de forma anônima pelos telefones 197, da PCPR, 181, do Disque-Denúncia ou (43) 3535-6721, diretamente à equipe de investigação.
Se o crime estiver acontecendo neste momento, a Polícia Militar deve ser acionada pelo telefone 190.