PCPR realiza palestra relacionada a Operação Shamar em escola de Araucária 22/08/2025 - 15:49

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou nesta sexta-feira (22), uma palestra em uma escola de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. Com foco em atividades repressivas, preventivas e educativas, a iniciativa integra a Operação Shamar e representa um passo significativo no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

A palestra foi ministrada pela equipe da Delegacia da Mulher de Araucária e reuniu cerca de 200 estudantes, contemplando turmas dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e do ensino médio (1ª à 3ª série).

Durante a ação, foram discutidos temas essenciais, como formas de identificar comportamentos indicativos de abuso, medidas de autoproteção, além de orientações sobre como agir diante de suspeitas de violência.

Também foram tratados assuntos relacionados ao bullying e ao cyberbullying, reforçando a importância do respeito, da empatia e da segurança tanto no ambiente escolar quanto nas redes sociais. 

A abordagem lúdica favoreceu a interação dos alunos, que demonstraram interesse em conhecer melhor seus direitos e maneiras de proteger a si mesmos e seus colegas.  

Com essas ações, a Delegacia da Mulher de Araucária reforça seu compromisso com a proteção da infância e da juventude, incentivando a denúncia e a conscientização como ferramentas fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa, segura e livre de violência.

SHAMAR – A ação integra a Operação Shamar, que ocorre durante o mês de agosto e se estende até 4 de setembro em todo o país. A iniciativa é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e tem como objetivo o combate à violência contra a mulher.

O nome da operação vem do hebraico “Shamar”, que significa cuidar, guardar, zelar ou proteger, e integra as ações alusivas ao Agosto Lilás, mês de conscientização e enfrentamento da violência doméstica.

GALERIA DE IMAGENS