PCPR realiza participa de conscientização sobre campanhas de Maio em Maringá 09/05/2025 - 11:04

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) participou nesta quinta-feira (8) uma ação integrada em Maringá, com foco na conscientização contra o abuso e à exploração sexual infanto-juvenil, além de orientações sobre segurança no trânsito e saúde preventiva, em Maringá, no Noroeste do Estado.
As atividades foram conduzidas pelo Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria), em parceria com a Secretaria da Criança, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Setor de Operações Especiais (SOE), Polícia Militar (PM), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e outras instituições.
A primeira programação incluiu uma palestra para cerca de 60 alunos do 5º ano na Escola Municipal Ângela Borin, com foco na prevenção ao abuso sexual infantojuvenil, em referência ao Maio Laranja. Em paralelo, foram realizadas ações educativas do Maio Amarelo, promovidas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), movimento internacional de conscientização para a redução de sinistros de trânsito.
Durante a ação, aproximadamente 200 pessoas participaram de atividades organizadas em tendas, com abordagem a motoristas e passageiros, que foram convidados a passar por estações com serviços como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, entrega de materiais informativos e simulação do uso correto do cinto de segurança.
O Samu realizou demonstrações práticas de manobras de salvamento em casos de engasgamento e parada respiratória em crianças e adultos. Também foram aplicadas vacinas contra o vírus influenza em grupos específicos triados no local.
Estudantes do curso de Nutrição da Uningá orientaram os participantes sobre alimentação saudável, calcularam o Índice de Massa Corporal (IMC) e divulgaram serviços ofertados pela instituição à comunidade.
CAMINHOS SEGUROS – A ação faz parte da Operação Caminhos Seguros, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
A Operação se estende ao longo de todo o mês de maio e tem os objetivos de combater a violência praticada contra crianças e adolescentes, bem como de buscar a efetiva proteção desse grupo vulnerável.