PCPR reforça distribuição de pulseiras de identificação no Carnaval 14/02/2026 - 17:33

A distribuição gratuita de pulseiras de identificação ocorrerá durante os eventos de Carnaval como medida preventiva para reforçar a segurança de crianças e adolescentes em meio às grandes aglomerações. Com foco na proteção, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) orienta pais e responsáveis sobre cuidados essenciais a serem adotados ao longo do período carnavalesco. Diante do aumento significativo da circulação de pessoas, especialmente no Litoral, a recomendação é redobrar a atenção para garantir o bem-estar das crianças e adolescentes.

As pulseirinhas devem ser preenchidas com o nome da criança e um telefone de contato do responsável e poderão ser retiradas nas delegacias da PCPR, na Delegacia Móvel e junto às demais forças de segurança que atuarão nos eventos carnavalescos. A orientação é que o acessório seja utilizado desde a chegada aos locais de festa, especialmente em ambientes com grande circulação de pessoas, como blocos, shows e áreas do litoral.

O delegado e coordenador do Verão Maior Paraná pela PCPR, Getúlio Vargas, reforça que a atenção dos responsáveis deve ser constante. “Em locais com muita movimentação, é essencial manter crianças e adolescentes sempre no campo de visão e combinar previamente um ponto de encontro para o caso de separação”, orienta.

Não é necessário aguardar 24 horas para registrar o desaparecimento de uma criança ou adolescente. Assim que o responsável perceber que não consegue localizá-la, deve procurar imediatamente a delegacia mais próxima para registrar o boletim de ocorrência, o que permite o início rápido das buscas.

Outras orientações incluem não permitir que crianças se desloquem sozinhas ou com desconhecidos, ter atenção redobrada ao uso de transportes por aplicativo e manter vigilância constante para prevenir situações de abuso ou exploração. Caso alguém encontre uma criança perdida durante os eventos, a recomendação é acalmá-la e comunicar imediatamente a autoridade policial mais próxima.

“Medidas simples, como o uso da pulseirinha de identificação, fazem toda a diferença para a segurança. O Carnaval é um momento de alegria, mas a proteção de crianças e adolescentes deve ser prioridade”, concluiu o delegado.

DENÚNCIAS – Informações sobre crimes contra crianças e adolescentes podem ser repassadas de forma anônima pelos telefones 197, da PCPR, ou 181, do Disque-Denúncia. Em emergências ou flagrante, a Polícia Militar deve ser acionada pelo 190.

GALERIA DE IMAGENS