PCPR treina policiais militares em simulador de tiros móvel   26/02/2021 - 14:52

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está ministrando treinamento, em seu simulador de tiros móvel, para os policias militares, no Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR), em Curitiba. As instruções iniciaram na segunda-feira (22) e se encerram nesta sexta-feira (26).  

Cerca de 130 policiais militares divididos participaram do curso de simulação, que permite o treino de postura, empunhadura e a vivência de situações simulam o dia a dia do policial.  

O delegado da PCPR, Rodrigo Brown destacou importância do equipamento e a integração entre os profissionais de segurança pública. “Através desse equipamento é possível a simulação de situações reais vividas pelos nossos policiais. Além disso, para nós é uma extrema satisfação poder repassar as boas práticas que dão certo na PCPR para os nossos colegas da PMPR.” completou o delegado.  

O Major Paulo Siloto, assistente do sub comandante geral da (PMPR) ressaltou a importância da capacitação do efetivo policial. “O grupo de policiais militares passou por um treinamento na execução de tiro real e o fechamento dessa instrução será com a aplicação em situações cotidianas, buscando chegar o mais perto da realidade”, disse Siloto.  

O simulador de tiros da PCPR está instalado em um caminhão preparado exclusivamente para este fim. É o primeiro e único deste tipo no Brasil. O equipamento possui  softwares que simulam ambientes de tiro fixo e ambientes de tiro móvel. Contendo uma tela dual vision 180 graus, câmera e sensor infravermelho capaz de captar os disparos realizados pelas armas reais. 

Além disso, simulador possui dispositivo para dois atiradores simultâneos, um mecanismo para ar comprimido com capacidade para 20 disparos, duas pistas, ou estande, de tiro fixo e 20 cenários que simulam situações reais de confronto armado.

GALERIA DE IMAGENS