Policiais Civis do Paraná serão vacinados a partir de domingo 02/04/2021 - 09:56

A vacinação dos policiais civis do Paraná inicia no próximo domingo (4). O processo de vacinação será contínuo e o planejado é que 100% do efetivo esteja vacinado até o final de maio.

O delegado-geral da Polícia Civil do Paraná (PCPR), Silvio Jacob Rockembach, tranquilizou os servidores acerca da vacinação. “Os policiais podem ficar tranquilos, a vacinação será escalonada, porém contínua. O processo que se inicia no domingo será progressivo e ininterrupto, até que todos os policiais estejam vacinados”.

Rockembach exaltou os esforços da PCPR, da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), da Secretaria da Saúde (Sesa) e do Governo do Estado para que a imunização fosse possível. “O esforço conjunto foi imprescindível para que a vacinação iniciasse. É preciso esclarecer que o Paraná é obrigado a seguir o Plano Nacional de Imunização e qualquer antecipação não prevista, certamente, seria declarada ilegal”, explicou.

CRITÉRIOS – A cada fase, serão seguidas as determinações do Ministério da Saúde e da Sesa. No domingo, a vacinação será iniciada pelos policiais que atuam prioritariamente na linha de frente e que exercem as suas atividades nas maiores cidades do Estado, onde os coeficientes de incidência e transmissibilidade apresentam-se mais elevados. Somado a isso, será observado o critério de idade.

VACINAÇÃO - Os policiais civis serão contatados pelo Departamento ou pelas secretarias de saúde estadual e municipais. O contato será telefônico. Portanto, é importantíssimo que os servidores mantenham seus dados, principalmente telefones, fixos e celulares, atualizados junto ao GARH, bastando, para tanto, preencher o formulário disponibilizado na Área Policial - é necessário estar logado.

Como a vacinação será contínua e de todo o efetivo, o escalonamento não implica no desfavorecimento de alguns policiais em detrimento de outros. Faz-se necessária a observância das diretrizes definidas pelos órgãos de saúde competentes, que com base em estudos científicos, análises de risco e critérios exclusivamente técnicos garantirão a racionalização do processo de vacinação dos policiais civis, assim como já vem ocorrendo com outras categorias.