Policial civil lança primeiro livro após anos dedicados à literatura 16/04/2025 - 16:12

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) conta com profissionais que, além de atuarem na segurança pública, também se dedicam à produção cultural. É o caso do agente de polícia judiciária Bruno Thiago Vandresen, 45, que está lançando seu primeiro livro: Essaraia – Tempo Perdido. A obra marca sua transição da participação em coletâneas e projetos locais para a publicação de um romance solo.
Bruno ingressou na PCPR em 2012, após atuar como policial penal desde 2005. Atualmente, está lotado na Central de Flagrantes da Região Metropolitana de Curitiba. Paralelamente à rotina policial, desenvolve atividades culturais e acadêmicas. Estudante de Letras na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e formado em Direito pela PUC-PR, também preside o Conselho de Política Cultural do município da Lapa, onde reside.
A aproximação com a literatura começou em 2020, durante a pandemia, quando escreveu dois contos para uma coletânea local. Desde então, participou de oficinas na Biblioteca Pública do Paraná e concluiu um curso de formação de escritores. A prática da escrita se intensificou ao longo do tempo e resultou no desenvolvimento do romance lançado agora, escrito ao longo dos últimos três anos.
“Essaraia – Tempo Perdido conta a história de um jovem médico que perde a memória em um acidente e desperta em uma comunidade rural. A partir desse ponto, se desenrola uma série de acontecimentos envolvendo desaparecimentos e símbolos misteriosos, que despertam a atenção de um policial aposentado. A obra segue o gênero do suspense, com elementos investigativos”, explica o autor.
Segundo Bruno, a escrita surgiu como forma de expressão e organização de ideias, especialmente após o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Ele afirma que a descoberta trouxe compreensão sobre desafios enfrentados ao longo da vida, inclusive na adaptação à rotina cartorária da instituição.
Além de policial e escritor, Bruno também é músico e pretende iniciar, ainda neste semestre, um programa em rádio comunitária com temática voltada ao regionalismo e à vida no campo. A publicação do livro representa a concretização de um projeto pessoal e o início de novos planos no campo literário. A obra está em fase de pré-venda pela Editora Metamorfose.