Policial civil participa de treinamento de sobrevivência na selva no Pará 08/05/2025 - 15:49

A agente de polícia judiciária (APJ), Solenise Pereira Leal, participou de cursos operacionais de Sobrevivência e Patrulhas na Selva, que aconteceram no mês de abril, na cidade de Oriximiná, no Estado do Pará, fronteira com o Suriname e a Guiana Inglesa.
Os cursos foram realizados no Centro de Instruções e Sobrevivência na Selva (CISS) e tiveram a duração de 15 dias, totalizando 376 horas dentro da mata.
“O curso foi de grande valia, pois tive treinamento prático operacional em ambiente hostil e situações adversas e emergenciais em ambiente de selva”, afirmou a APJ.
Entre as técnicas de sobrevivência aprendidas, estiveram instruções sobre animais peçonhentos na Amazônia, primeiros socorros, confecção de abrigos com palhas e cipós, orientação diurna e noturna dentro da mata, sinalização, nós e amarrações, resgate em local de difícil acesso, armadilhas para caça e pesca, obtenção de água e fogo, alimentos de origem animal e vegetal.
A formação também abordou diversas técnicas de patrulhas na selva. Com elas, a APJ aprimorou seus conhecimentos sobre o uso do rádio comunicador sem a utilização de internet, de defesa pessoal e de manuseio de equipamentos como a motosserra.
Ela também passou por instrução de tiro de combate com pistola, fuzil e espingarda de precisão, patrulhamento aquático com tiro embarcado, entre outras instruções.
Com a conclusão do curso, ela retorna ao Paraná, onde poderá aplicar os conhecimentos adquiridos em ações táticas da PCPR.